Ângulos - A Revista do Crea Rio Ângulos - A Revista do Crea Rio Ângulos - A Revista do Crea Rio

Fechar

Faça sua busca por conteúdo

  • Home.
  •   Leituras sugeridas

Leituras sugeridas

 

A SENZALA, O LAR E A TRENA:
uma pesquisa acerca da trajetória da mulher negra na engenharia brasileira

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – OSIRIS BARBOZA DE ALMEIDA

 

Revista AENFER, nº 158 – Janeiro 2023

 

Por que tanta homenagem para o Pelé?
No último dia 29 de dezembro, estava sentado confortavelmente em meu sofá vendo televisão, quando fui surpreendido com a notícia da morte de Edson Arantes do Nascimento. Fui tomado por uma imensa tristeza, só ocorrida comigo, quando da morte de meu primeiro ídolo, meu inesquecível pai, e de meu segundo ídolo, José Teles da Conceição, o Zé Teles, como era conhecido em Olaria – bairro em que nasci, passei toda a minha infância e adolescência e onde moro até hoje. Acho que vou morrer lá!

Revista AENFER – Julho 2022

Revista Tecnológica da Universidade Santa Úrsula

Recuperação de Estruturas de Concreto Armado Submetidas à Corrosão
Daniela Fernandes Cardoso – Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Augusto Mota – UNISUAM.

Luana Carla da Silva – Graduada em Engenharia Civil no Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM.

Rachel Cristina Santos Pires – Mestre em Desenvolvimento Local, Engenheira Civil e Professora Universitária no Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM.

Medidas de Prevenção Contra Incêndios em Túneis
Deivid Ramos de Oliveira
Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM.

Henrique Bonfim Pamplona da Silva
Graduando em Engenharia Civil no Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM.

Rachel Cristina Santos Pires
Mestre em Desenvolvimento Local, Engenheira Civil, de Segurança do Trabalho e Professora Universitária no Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM

.

Gestão de Resíduos na Construção Civil: Impactos, redução, reutilização e descarte
Natanael Santos de Souza
Graduado em Engenharia civil pelo Centro Universitário Augusto Motta.

Rachel Cristina Santos Pires
Mestre em Desenvolvimento Local, Engenheira Civil, de Segurança do Trabalho e Professora Universitária no Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM.

Mulheres na Energia – Vol I Organizadoras: Gabrielle Botelho, Andréia Roma e Tânia Moura

Autoras: várias
https://editoraleader.com.br/livro-mulheres-na-energia-volume-i

Energia é vital para o desenvolvimento do país, pode auxiliar na rápida retomada da economia no cenário pós-pandemia, tem vários campos de atuação e está presente na vida de todos nós. As mulheres ocupam cada vez mais espaço nesse importante setor e contam nesta obra que integra a Série Mulheres como desenvolveram suas carreiras e se tornaram profissionais altamente qualificadas e bem-sucedidas. A busca pelo sucesso acontece para cada uma de forma diversa. Também pudera, são de origens diferentes, têm caminhadas diferentes, e o que possuem em comum é que “desistir não é uma opção”. Conheça essas histórias incríveis, repletas de emoção e muita inspiração!

Ética e Compliance para os profissionais do Sistema Confea/Crea

Autor(a): Juliana Casadei

Sinopse: Por que falar em compliance nas engenharias? Os profissionais do Sistema Confea/Crea precisam apresentar conduta proba, não se envolvendo em práticas que possam ser moralmente reprováveis. Assim, a imagem de idoneidade e integridade se constroem. Por esse motivo, entender e debater sobre compliance é praticamente um dever do profissional. A presente obra tem a finalidade: promover a difusão das principais técnicas e ferramentas da compliance e auxiliar os profissionais a implantar políticas de compliance, tais como os programas de integridade. O livro apresenta riqueza em detalhes práticos e sua linguagem é acessível. Pretende-se assim, contribuir com o aperfeiçoamento pessoal e profissional de todos os integrantes do Sistema Confea/Crea.

O livro impresso pode ser obtido neste link: https://editora-majupa.lojaintegrada.com.br/etica-e-compliance

O livro digital pode ser acessado neste link: https://www.manualdeeticaprofissional.com

O Solo

Autora: Uilna Carvalho de Souza
https://www.letracapital.com.br/produto/o-solo

Dada a importância do solo em nossas vidas e no meio ambiente e aos inúmeros problemas ambientais ligados direta ou indiretamente a esse recurso natural, esta obra aborda o tema “Solo” em amplitude e profundidade. Nesta obra é explanada a formação do solo, os vários tipos de rocha e sua origem. O solo é mostrado em seus aspectos físicos, químicos e biológicos, como um grande laboratório responsável direto pelo equilíbrio ambiental. Afinal, tudo começa no solo e para se preservar, precisa-se conhecer melhor.

Receituário Agronômico: Aspectos gerais e exercícios

Autores: Aurino Florencio de Lima, Elen de Lima Aguar Menezes
https://www.tblivraria.com.br/livro-receituario-agronomico-aspectos-gerais-e-exercicios-9786586126075,aur001.html
1ª edição 2022. 243 Páginas.

Este material didático da disciplina IB-233 (Métodos de Controle de Pragas), oferecida como obrigatória para o curso de graduação em Agronomia da UFRRJ, Tem o propósito de oferecer aos discentes, conhecimentos de forma resumida e prática sobre os aspectos gerais do Receituário Agronômico e sua relação com a tecnologia química para o controle de pragas, mormente dos insetos fitófagos, respeitando a semiotécnica agronômica e os preceitos etioecológicos.

Resolução 1000 – ANEEL

Autores: Estellito Rangel Junior, Jéferson M. de Oliveira, Marcelo Zenderski, Marcus Possi, Sandro Cerentini
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoMNlP0_0GPC_elbD6ibp5unPW7TCKIpto2IdK638eHkm7sQ/viewform

Considerando que muitas alterações foram promovidas pela resolução 1000, os autores selecionaram os pontos mais relevantes para a publicação da primeira edição de um livro. O material está apresentado em formato eletrônico (e-book). Sendo assim, permite além de consultas ao texto, acesso a um grupo de discussão (Whatsapp) permanente sobre o tema, no qual é possível interagir com autores da obra e demais integrantes. No e-book também estão disponíveis os links de acesso às gravações de todas as sessões do Workshop. Assim, os leitores podem conferir os debates que originaram a publicação do livro.

Leituras sugeridas