Isoladamente, o trabalhador já não tem nenhuma função. Vejamos o caso, por exemplo do programador de software. Atualmente, ele não tem, isoladamente, nenhuma função e não consegue mais realizar um trabalho sozinho. A cooperação nos dias de hoje não implica a presença de força social disponível no mesmo lugar, ao mesmo tempo. Com a internet, é possível a cooperação em lugares distintos geograficamente. Com isso, novas e quase infinitas variáveis entram em operação.
Com a presença da internet das coisas (IoT), todas as aplicações industriais passam a ser controláveis, graças à conexão digital com a Internet. Uma das principais novidades atuais está na união entre a indústria 4.0 e a internet das coisas (IoT) em todos os processos industriais. As duas primeiras revoluções industriais ocorreram através do vapor e da energia elétrica, já a terceira revolução se baseia fundamentalmente na computação.
O processo de desenvolvimento de cada indivíduo e de cada organização social, como o Crea, consiste em constante recriação e diversificação cultural e negociações interpessoais. Se assim não fosse, teríamos culturas com uma Engenharia sem história e geração de sujeitos idênticos em cada grupo social e sem nenhuma diferença a ser constatada ou sequer descoberta e muito menos a ser estudada.
O funcionamento mental e cognitivo encontra seus fundamentos na história cultural e na história da Engenharia que muitas vezes se confunde com a história da sociedade humana, como é possível observar:
– A construção e a Engenharia das grandes pirâmides e a trigonometria são características marcantes da sociedade antiga do Egito.
– A história das grandes navegações marítimas teve como base a Engenharia Naval, a bússola e o astrolábio.
– A sociedade moderna do século XX se baseia nos grandes avanços da indústria e da Engenharia.
– O século XXI tem como característica fundamental a computação e a informática como grandes conquistas da Engenharia.