Evidentemente que é importante realizar as eleições pela internet, uma grande conquista da Engenharia. É relevante também estabelecermos as bases das eleições que venham a se realizar no Sistema Confea/Crea, usando instrumentos e programas criados e aperfeiçoados pela Engenharia da Computação e a tecnologia da Informática, áreas indiscutivelmente da Engenharia.
A respeito da apuração e contagem dos votos, temos que examinar os programas, aplicativos, banco de dados, confiabilidade do sistema e verificação da inviolabilidade com o uso da assinatura digital. Para isto é necessário estabelecermos uma conjunto de especificações técnicas para sua realização, a fim de garantir, principalmente, a confiabilidade na contagem dos votos, a transparência e a auditoria por parte de todos os participantes.
Neste sentido, listamos abaixo algumas especificações técnicas para a realização de eleições pela internet:
- Ter uma base de dados confiável e comum para todo o Sistema Confea/Crea;
- Listar todos os programas, aplicativos, planilhas que serão usados com os respectivos programas fontes;
- Auditar todos os programas, aplicativos usados em todas as plataformas seja desktop, tablet, celular etc, pelos participantes do processo eleitoral, ou seja, cada Crea de todo o país;
- Após a auditoria dos programas, fazer a assinatura digital e divulgar a assinatura para ser identificada pelos votantes em cada aplicativo usado que deve, ao ser acionado apresentar sua assinatura digital calculada na hora. Especial atenção deve ser dada à rotina que calcula a assinatura digital, sendo de conhecimento de todos e auditada previamente;
- Nenhum programa, sistema, planilha, aplicativo que não foi previamente aprovado pode ser usado.
Estas são algumas condições mínimas necessárias para realização de eleições pela internet. Com isto, ao invés do eleitor ir até a urna, a urna irá até o eleitor.