Após esta simples avaliação de risco podemos passar à análise da dita “Tensão de Segurança”.
Pela NR 10, Tensão de Segurança em corrente alternada é 50 Volts e também definida como a extra baixa tensão (NBR 5410 da ABNT).
Exemplo 4: Reanálise do Exemplo 1, utilizando uma tensão de 50V, conforme Tabela 6 abaixo:
Nota: Portanto, não considerando piso molhado, suor nas mãos e estresse, temos uma corrente acima de 13 mA, o que poderá representar a morte aparente, sendo necessários os primeiros socorros imediatamente.
Exemplo 5: Reanálise do Exemplo 2, utilizando uma tensão de 50V, conforme Tabela 7 abaixo:
Nota: É obvio que com pessoa suada e ambiente úmido, as condições seriam muito piores e a morte seria imediata.
IEC 60479 – Nota explicativa: Nosso estudo como já dito de forma simplificada, para ajudar o entendimento considera apenas a resistência. Alguns estudos mais detalhados consideram resistência e capacitância, ou seja, a impedância do circuito. Sabemos que para tensões de até 50 V, os valores medidos com área de contato molhada com água são 10 % a 25 % inferiores que em condições secas e soluções condutivas diminuem consideravelmente a impedância, até a metade dos valores medidos em condições secas. Para tensões superiores a aproximadamente 150 V, a impedância total do corpo depende cada vez menos da umidade e da área da superfície de contato.
A Impedância total do corpo humano consiste de componentes resistivo e capacitivo. Para tensões de contato até 50V, aproximadamente, devido as variações consideráveis na impedância da pele, a impedância total do corpo humano varia consideravelmente na mesma proporção. Para tensões de contato mais altas a impedância total depende cada vez menos da impedância da pele e seu valor aproxima-se da impedância interna. No que se refere à influência da frequência, considerando-se a variação da impedância da pele em função da frequência, a impedância total do corpo humano é mais alta para corrente contínua e diminui quando a frequência aumenta.
Em verdade o nosso estudo simplificado pretende demonstrar definitivamente que “Não existe Tensão de Segurança” e que deve sim ser avaliada a resistência (impedância) que se impõe ao circuito elétrico.
Quando a pessoa está descalça, tem a pele fina, está suada ou ainda presente num ambiente molhado, como numa piscina e até mesmo numa área de trabalho úmida, tais condições são as que irão motivar ou não uma corrente maior ou menor, em havendo uma tensão elétrica.
Nossa pretensão é que se entenda que nem mesmo uma tensão elétrica de 12 volts pode ser considerada tensão de segurança, pois dependerá de uma avaliação de risco (análise das condições locais e execução de cálculos), que vai variar para cada ambiente e situação de trabalho.
Mais uma vez, vale ressaltar que é um grande equívoco, cometido mesmo por eletricistas qualificados, o menosprezo da Baixa Tensão e riscos associados.
Anterior | Próximo |