O autor agradece o apoio financeiro recebido das seguintes fontes: FAPERJ, através dos projetos E26/010.3029/2014 e E26/190.065/2008; BNDES, através do projeto FUNTEC 09.2.1416.1; SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), através do SICONV 16635; OAS/Invepar, Vallourec, White Martins, Akzo Nobel e WEG através de convênios assinados com a COPPETEC para a construção da linha de teste do MagLev-Cobra.
Referências Bibliográficas:
[1] DOE G 413.3-4A, Technology Readiness Assessment Guide, 2011.
[2] ABNT NBR ISO 16290. Definição dos níveis de maturidade da tecnologia (TRL), 2015.
[3] Caio Prado Jr.; História Econômica do Brasil, Editora Brasiliense, São Paulo, 43ª Ed., 2017.
[4] R.M. Stephan, R. Lacerda, F. Costa, E. Rodriguez; MagLev-Cobra: da Universidade para a Sociedade, Revista Brasileira de Transportes da FGV. Janeiro, 2021.
[5] https://fundacaoromi.org.br/, acessado em 13/01/2021.
[6] https://pt.wikipedia.org/wiki/Gurgel_BR-800, acessado em 13/01/2021.
[7] https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.122-de-19-de-marco-de-2020-249437397
[8] http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/655, acessado em 13/01/2021.
[9] https://www.globalgoals.org/, acessado em 13/01/2021.