Exploração na Bacia do Paraná no período 1953-1998: o legado da Petrobras
Atividades pioneiras de reconhecimento geológico da Bacia do Paraná remontam ao último quarto do século XIX e ao primeiro do ...
Os recursos minerais têm importância significativa para a sociedade, de tal forma que as fases da evolução humana são divididas em função dos tipos de minerais usados em cada período: idades da pedra, do bronze e do ferro, por exemplo. O uso dos minerais é tão antigo quanto a própria civilização, suprindo, direta ou indiretamente, nossas necessidades básicas: de comida, de roupas, abrigo e energia para a humanidade.
Por exemplo, a mineração fornece matéria-prima para elaborar elementos básicos do dia a dia de um indivíduo comum. Desde a hora em que acordamos e nos preparamos para a rotina diária, cuidando de nossa saúde e de nossa aparência, os minerais estão presentes.
A maioria dos produtos de beleza contém minerais como ferro, bismuto, zinco e sílica. Os minerais são usados na confecção de sabonetes, pastas de dente, xampus e medicamentos. A comida que compramos é produzida, em grande escala, graças ao uso de fertilizantes que contêm fosfatos, enxofre, zinco, nitrogênio, potássio e fósforo. Os equipamentos eletrônicos utilizam diversos minerais: cobre, chumbo, quartzo, ouro, tântalo, mica etc. Joias, relógios e smartphonesnão existiriam sem os minerais, uma vez que têm em sua constituição ouro, prata, platina, cádmio, quartzo, ligas metálicas e podem incluir pedras preciosas.
Algumas práticas da medicina como a substituição de articulações, marca-passos, equipamentos de diagnósticos e de cirurgia, também contêm uma grande variedade de minerais.
Além disso, a mineração é uma atividade que promove desenvolvimento econômico e social para muitas das principais nações do mundo, inclusive para o Brasil, pois fornece matéria-prima para os setores primário, secundário e terciário da economia. Por exemplo, uma grande variedade de minerais é necessária para produzir diferentes máquinas, bem como navios, automóveis, ferrovias, computadores, estradas, portos, aeroportos e outras coisas que permitem modernizar a sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Por isso, quanto mais desenvolvido um país, maior o seu consumo de substâncias minerais, o que também indica o nível do padrão de vida da população. No Brasil, o consumo per capita de produtos de origem mineral é de cerca de 10 toneladas por ano, e abrange 350 espécies minerais distintas.
A mineração, no entanto, pode trazer diversos danos ao meio ambiente, quando não busca preservar o meio ambiente, nem é feita com responsabilidade socioambiental. As consequências podem levar a problemas locais específicos ou, até mesmo, a alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grandes proporções. A exemplos de fauna e flora destruída na região, desgaste de relevo pela extração do minério e até mesmo afundamentos de terrenos, rebaixamento do lençol freático, e gases nocivos expelidos na atmosfera.
Mineração é uma atividade de muita responsabilidade e, portanto, deve ser executada sob ordens e orientações de profissionais específicos, como Engenheiros de Minas, Engenheiros Geólogos, Geólogos e Engenheiros de Petróleo, a depender da área minerária.
E a água subterrânea, onde entra sua relação com a mineração?
Todo empreendimento necessita de água para ser realizado e executado. Seja subterrânea ou superficial, a água é essencial e mantém diversas relações com a mineração. Ela está presente nas fases de preparação e execução da mineração, como o próprio bem mineral extraído e ainda no beneficiamento do minério.
Na fase de preparação, para que muitas minas se tornem acessíveis ao minério a ser lavrado (retirado), utilizam-se do bombeamento da água subterrânea para rebaixar o lençol freático e com isso não haver prejuízo como desabamentos e inundações, entre outros. Para tanto, é construída uma malha de poços que envolva o local da mina para que, ao se bombear a água subterrânea, o lençol freático, ou nível da água, seja rebaixado ao ponto de deixar a mineração seca. Um caso hipotético é simulado pela figura a seguir:
Próximo |
Atividades pioneiras de reconhecimento geológico da Bacia do Paraná remontam ao último quarto do século XIX e ao primeiro do ...
A Sociedade Brasileira de Geologia e o Crea-RJ, unidos a várias outras instituições nacionais, homenageiam os 70 anos da Petrobras, ...
O cartão-postal da cidade maravilhosa começou a tomar forma há 560 milhões de anos, quando a costa brasileira estava unida ...
Os impactos e riscos socioambientais previstos para o megaempreendimento vão muito além da perda e descaracterização de formações rochosas e ...