Ângulos Especial Impressa nº 3
Clique e confira!...
Nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, o Sistema Confea/Crea e Mútua elege uma série de representantes em vários estados brasileiros, por meio da internet, permitindo ao profissional que exerça o seu direito ao voto e à democracia.
No Rio de Janeiro, a eleição será para Conselheiro Federal titular e suplente na modalidade Engenharia Civil. Todos os profissionais registrados que estão em dia com o Crea-RJ até o dia 3 de outubro, estão aptos a votar.
A votação poderá ser realizada em qualquer aparelho conectado à rede mundial de computadores, como celular, notebook ou tablet, no período das 8h às 19h, horário de Brasília.
Caso necessário, o sistema de votação eletrônica poderá ser acessado, pelos aptos a votar, em equipamentos conectados à internet nas sedes, inspetorias e escritórios de representação dos Creas, mediante autenticação individual.
Confira os endereços da sede, inspetorias e postos de relacionamento do Crea-RJ em nosso portal, no link www.crea-rj.org.br/atendimento
Algumas informações sobre o processo eleitoral:
– A eleição será feita por meio do website www.votaconfea.com.br;
– Em data próxima à eleição, o profissional deve receber uma senha provisória através do e-mail cadastrado no Crea-RJ e/ou por SMS no celular;
– Será possível alterar a senha provisória ou cadastrar uma nova senha até o dia do pleito no website www.votaconfea.com.br;
– Caso tenha dúvidas na hora da votação, no website www.votaconfea.com.br haverá uma área de Perguntas Frequentes, além de um chat e um número 0800 para atendimento aos eleitores;
– Da cédula eleitoral eletrônica, constarão as identificações com fotos e nomes registrados dos candidatos titulares e suplentes;
Conheça os candidatos a conselheiro federal pelo Crea-RJ, suas propostas e assista ao tutorial com o passo a passo sobre como votar através do link: www.crea-rj.org.br/cer
O processo eleitoral federal abrange os cargos de presidente do Crea-PA, em decorrência do falecimento do engenheiro civil Carlos Renato Milhomem Chaves, em junho deste ano, e ainda: diretor-administrativo da Mútua RO, devido à renúncia do cargo pela ocupante anterior; e conselheiros federais representantes do Acre (modalidade Industrial); Alagoas (grupo/modalidade Agronomia); Amapá (modalidade Elétrica); Rondônia (modalidade Engenharia Civil) e Sergipe (modalidade Engenharia Elétrica), além do Rio de Janeiro (modalidade Engenharia Civil), como já mencionado.
Os conselheiros federais eleitos cumprirão mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. Os cargos referentes a presidente do Pará e de diretor-administrativo da Mútua Rondônia permanecerão na função apenas por 1 ano, a partir de 1º de janeiro, complementando o tempo previsto para os respectivos mandatos de seus antecessores.
No Crea Rio de Janeiro é a primeira vez que os profissionais vão votar no formato online. A Web Voto, empresa contratada para realizar a eleição, garante o sigilo e a inviolabilidade do processo eleitoral virtual. O voto é criptografado com certificado digital, mantendo seu sigilo. O sistema possibilita auditoria de ponta a ponta, garantindo integridade e lisura ao processo.
O Plenário do Confea é composto por 18 (dezoito) Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966.
Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades, chamada Rosa dos Ventos, atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019.
No Sistema Confea/Crea e Mútua, as Eleições para o cargo de Presidente do Confea, dos Creas e de Conselheiros Federais são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019.
Após o encerramento da votação, a Comissão Eleitoral Federal extrairá do sistema eletrônico todas as contagens, apurações, relatórios e informações pertinentes, para fins de homologação pelo Plenário do Confea.
De acordo com o Calendário Eleitoral, aprovado pela Decisão Plenária PL-0107/2022, o dia 11 de novembro de 2022 (sexta-feira) é a data-limite para a Comissão Eleitoral Federal consolidar os dados e informações, encaminhando ao Plenário do Confea a proposta de homologação dos resultados das Eleições 2022.
O Plenário do Confea tem até o dia 25 de novembro para homologar os resultados. E a Comissão Eleitoral Federal tem até o dia 28 de novembro de 2022 (segunda-feira) para divulgar o edital contendo os resultados homologados pelo Plenário do Confea das Eleições 2022.
Vote consciente!
Exerça a Democracia!
Comissão Eleitoral Regional – CER 2022
Coordenadora:
Denise Baptista Alves – eng. florestal
Coordenador-Adjunto:
Abilio Valerio Tozini – eng. químico
Membros:
Ligia Pessôa de Azevedo – eng. eletricista-eletrônica
Regina Conceição Corrêa da Silva Moniz Ribeiro – eng. eletricista
Clayton Guimarães do Vabo – eng. eletricista
Suplentes:
José Schipper – eng. civil
Pedro Paulo Thobias Ferreira dos Santos – eng. mecânico e de segurança do trabalho
Antonio Carlos Soutellinho da Costa – eng. eletricista-eletrotécnica e de segurança do trabalho
Erick Braga Ferrão Galante – eng. químico e de segurança do trabalho
Carlos Eduardo da Silva Pereira Leite – eng. civil
Clique e confira!...
A terceira edição especial impressa da Ângulos traz artigos e matérias sobre assuntos relevantes, como o Projeto Tarifa Zero, Inteligência ...
A ética profissional é um dos pilares fundamentais da Engenharia e o engenheiro deve ter sempre em mente que suas ...
A Comissão Editorial do Crea-RJ é eleita anualmente e tem por finalidade supervisionar publicações da revista do Crea-RJ, analisando propostas ...