Uma homenagem a Pedro Pinchas Geiger pelo Dia do Geógrafo
Defensor incansável da importância de uma abordagem interdisciplinar, destacando a necessidade de integrar diferentes áreas do conhecimento para uma compreensão ...
Segundo a resolução que regulamenta a profissão de geógrafo – Lei Federal nº 6664 de 1979 – podem realizar trabalhos profissionais de Geografia os egressos dos cursos de Bacharelado em Geografia, devidamente reconhecidos pelo MEC e cadastrados no Sistema Confea/Crea, com registro profissional, sendo obrigatório o recolhimento de ARTs dos trabalhos realizados. A legislação específica que rege a Geografia enquanto profissão indica as seguintes atribuições para os geógrafos:
I – Reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas:
– Ia – de caráter físico-geográfico;
– Ib – de caráter biogeográfico;
– Ic – de caráter antropogeográfico;
– Id – de caráter geoeconômico;
– Ie – reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas: nos campos gerais e especiais da Geografia, que se fizerem necessárias:
(a) na delimitação e caracterização de regiões, sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial;
(b) no equacionamento e solução, em escala nacional, regional ou local, de problemas atinentes aos recursos naturais do País;
(c) na interpretação das condições hidrológicas das bacias fluviais;
(d) no zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional;
(e) na pesquisa de mercado e intercâmbio comercial em escala regional e inter-regional;
(f) na caracterização ecológica e etológica da paisagem geográfica e problemas conexos;
(g) na política de povoamento, migração interna, imigração e colonização de regiões novas ou de revalorização de regiões de velho povoamento;
(h) no estudo físico-cultural dos setores geoeconômicos destinados ao planejamento da produção;
(i) na estruturação ou reestruturação dos sistemas de circulação;
(j) no estudo e planejamento das bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais;
(l) no aproveitamento, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais;
(m) no levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais;
(n) na divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.
Visando atender a este conjunto de atribuições, os cursos de Bacharelado em Geografia têm como objetivos dotar seus egressos das seguintes habilidades, perfis e competências:
– compreender os elementos e processos concernentes às categorias e aos conceitos dessa ciência;
– realizar a análise e a identificação das dinâmicas do ordenamento espacial e planejamento territorial;
– dominar as tecnologias digitais e sistemas de representações cartográficas; capacidade de gerar dados, mapas e demais representações gráficas voltadas para a compreensão de processos naturais e sociais; dominar as técnicas de geoprocessamento, georreferenciamento e geoinformação;
– realizar a análise da evolução e dinâmica do relevo e dos processos geomorfológicos, principalmente os que afetam os grupos humanos (como enchentes, escorregamentos, secas, assoreamento);
– realizar a análise da evolução e dinâmica das paisagens físicas e dos elementos que a compõem como clima, relevo, hidrografia, biogeografia, e recursos naturais; avaliar as formas de aproveitamento dos recursos naturais, bem como prognosticar os impactos de seu aproveitamento econômico;
– entender a distribuição e localização das atividades humanas em diversas escalas;
– entender as diversas regiões do globo e suas especificidades; realizar as sínteses regionais; determinar problemas e potencialidades e propor planos de mitigação de problemas e aproveitamento de recursos;
– estudar e explicar a variedade de povos e suas diferentes culturas e suas formas de interpretação e percepção do espaço;
– estudar as características e dinâmica da população e suas migrações, realizar e interpretar censos e pesquisas, analisar problemas associados à distribuição da população, e realizar o planejamento de ocupação de áreas e planos e programas de mitigação de problemas ou aproveitamento de recursos;
– estudar e caracterizar os espaços urbanos, a dinâmica das cidades e as características e dinâmica dos sistemas de cidades; avaliar os processos de construção do espaço urbano; avaliar os problemas existentes nos espaços urbanos; realizar o planejamento de espaços urbanos e planos e programas visando minorar os problemas existentes;
– estudar e caracterizar as estruturas e dinâmicas dos espaços rurais e agrário, avaliar as estruturas de repartição da terra (estruturas fundiárias), os modos de produção existentes, caracterizar a legislação fundiária;
– conhecer e aplicar os métodos e técnicas das ciências ambientais (Geografia Ambiental) como licenciamento ambiental, estudos de impactos ambiental e afins, auditoria e perícia ambiental, elaboração de zoneamentos e planos diretores e programas de mitigação e compensação;
– realizar serviços e estudos em áreas como geopolítica e relações internacionais, geodireito, geoeconomia, geomarketing, logística de transportes, e inteligência geográfica; e propostas de Indicação Geográfica;
Muitas das atribuições dos geógrafos são compartilhadas com outros profissionais, porém, algumas atribuições são exclusivas dos geógrafos, especificamente no diagnóstico e planejamento da área social. Não existe, no atual horizonte, indicações de que os geógrafos profissionais possam ser substituídos ou considerados obsoletos. Muito pelo contrário, as questões sociedade x natureza estão cada vez mais em pauta, assim como as necessidades de entendimentos das complexidades regionais, da distribuição das atividades e dos aspectos locacionais de empreendimentos e infraestruturas.
As áreas da Geografia humana devem ser cada vez mais requisitadas. A necessidade de explicação do mundo em diversas escalas é cada vez mais relevante. O maior problema do profissional de Geografia é o desconhecimento dentro do Sistema Confea/Crea, a necessidade de regulação das interfaces com outras profissões do Sistema, e invasão por profissionais de outros conselhos, problemas estes que podem ser resolvidos no âmbito dos Creas e do Confea.
Defensor incansável da importância de uma abordagem interdisciplinar, destacando a necessidade de integrar diferentes áreas do conhecimento para uma compreensão ...
Muito se diz sobre a potencialidade que a inovação tem de se constituir como propulsora de crescimento econômico, mas cabe ...
Todos os dias recebemos, via satélite, pelos meios de comunicação, o mundo editado aos pedaços, o que contribui para que ...
A Geografia já estava presente no Mundo Grego (e provavelmente antes) cumprindo a tarefa de conhecer as diferentes partes da ...