Alguns textos de conceituadas entidades como IEC, NFPA e outras, fazem menções que podem ser indevidas, quando definem a extra baixa tensão, como, por exemplo:
“Extra-low voltage (ELV) is an electricity supply voltage in a range which carries a low risk of dangerous electrical shock.”
“Extra baixa tensão (EBT) é uma voltagem de suprimento numa faixa que apresenta baixo risco de choque elétrico perigoso.”
Entendemos que os Especialistas em Eletricidade devem estar muito atentos aos processos de educação ou de deseducação quando normatizam ou simplesmente escrevem.
Chegam a escrever que em Baixa Tensão o risco de arco elétrico é baixo, conforme parte de tabela transcrita da norma IEC já citada, a seguir:
Na União Europeia a diretiva de Baixa Tensão define a baixa tensão iniciando de 50 V AC e 75 V CC.
O Real Decreto Espanhol, em seu Guia Técnico “Para Avaliação e Prevenção de Risco Elétrico”, edição de setembro de 2020, menciona:
“quanto a expressão Tensões de Segurança na ITC-BT-01, que trata da terminologia do Regulamento Eletrotécnico de Baixa Tensão, não se inclui a definição formal de “tensões de segurança”, e que no Regulamento anterior, de 1973, definira 24V, valor eficaz, para instalações ou locais molhados e 50V, para instalações ou locais secos, como Tensões de Segurança.”
No entanto, a Instrução Técnica Complementar, ITC-BT-36 do REBT atual, considera três tipos de instalações de baixíssima tensão: Very Low Safety Voltage (MBTS), Very Low Protection Voltage (MBTP) e Very Low Functional Voltage (MBTF). Em todos os três casos, a tensão nominal não excede 50 volts em corrente alternada e 75 volts em corrente contínua:
MBTS – Instalações de muito baixa tensão de segurança (doravante, MBTS) compreendem aquelas alimentadas por uma fonte com isolamento de proteção, como um transformador de segurança de acordo com a norma UNE-EN 61558-2-4 ou fontes equivalentes cujos circuitos possuem isolamento protetor e não são aterrados. As massas não devem ser intencionalmente conectadas à terra ou a um condutor de proteção.
MBTP – Instalações de tensão de proteção muito baixa (doravante, MBTP) incluem aquelas alimentadas por uma fonte com isolamento de proteção, como um transformador de segurança de acordo com o padrão UNE-EN 61558-2-4 ou fontes equivalentes cujos circuitos e / ou massas estão conectados à terra ou a um condutor de proteção. A ligação à terra dos circuitos pode ser efetuada por uma ligação adequada ao condutor de proteção do circuito primário da instalação.
MBTF – Instalações de Muito Baixa Tensão Funcional (doravante MBTF) são aquelas que, cumprindo os requisitos acima mencionados em matéria de tensão nominal, não cumpram os correspondentes ao MBTS ou ao MBTP.
Continuando, o Guia Técnico afirma que na ausência de qualquer outra definição, a expressão “Tensão de Segurança” pode ser interpretada como correspondendo a instalações de “Tensão de Segurança Muito Baixa” (MBTS), de acordo com o disposto no referido ITC-BT-36.
Mas felizmente, acrescenta que:
Entretanto, o valor limite da “tensão de segurança” dependerá das circunstâncias que ocorrerem em cada caso (ver a norma UNE-IEC / TS 60479-1). Nesse sentido, é conveniente levar em consideração as disposições contidas em outras ITCs:
ITC-BT-24 – A proteção contra choques elétricos para contatos diretos e indiretos ao mesmo tempo é realizada por meio de Voltagem de Segurança Muito Baixa (MBTS), que deve atender às seguintes condições:
– Tensão nominal no campo I, conforme UNE-EN 61140 e ITC-BT-36.
– Fonte de alimentação de segurança para MBTS de acordo com as provisões da norma UNE-HD 60364-4-41.
– Os circuitos de instalação do MBTS devem estar de acordo com o que está indicado na norma UNE-HD 60364-4-41 e no ITC-BT-36.
– Fonte de alimentação de segurança para MBTS de acordo com as provisões da norma UNE-HD 60364-4-41.
– Os circuitos de instalação do MBTS devem estar de acordo com o que está indicado na norma UNE-HD 60364-4-41 e no ITC-BT-36.
Anterior | Próximo |