Por: Alcebíades Fonseca, Antonio Gerson, Carlos Roberto Gonçalves Tourinho, Edson Amorim, Hugo Karam, Luiz Boueri, Luiz Carneiro de Oliveira, Marco Antonio Barbosa, Neilson Marino Ceia
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) lançou em 26 de setembro a cartilha “Instalações e Utilização de Aparelhos de Gás – Prevenção, Segurança e Economia”.
A publicação foi elaborada após a realização do ciclo de debates online “A Segurança nas Instalações de Gás Residencial e Comercial – Por que os acidentes fatais continuam? Vidas Importam!”, promovido pelo Crea-RJ ao longo do ano de 2021.
Ao todo foram realizados 12 encontros em que participaram das discussões representantes de empresas públicas e privadas do setor. A saber: Crea-RJ, Agenersa, Naturgy, ABNT, Inmetro, CBMERJ, Abraipe, Sindistal, Alerj, FAM Rio, MPT/RJ e OAB/RJ.
Os moderadores dos encontros virtuais foram o Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia (CEEMM), em 2021, engenheiro mecânico Marco Antonio Barbosa; os engenheiros mecânicos Antônio Gerson e Edson Amorim; e o engenheiro eletricista Hugo Karam. Os debates contaram com a participação assídua do presidente do Crea-RJ, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Luiz Antonio Cosenza.
Todas as lives ficaram gravadas no canal WebTV Crea-RJ no YouTube.
Um dos pontos em comum entre todos os encontros virtuais foi a falta de informação disponível sobre o assunto. Foi daí que surgiu a ideia da elaboração de uma cartilha.
O objetivo desta publicação é oferecer aos consumidores e aos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, assim como à sociedade como um todo, informações importantes sobre o tema, incluindo a necessidade urgente da efetiva aplicação da Lei Estadual nº 6890. A lei estabelece a obrigatoriedade da inspeção quinquenal de segurança nas instalações de unidades residenciais e comerciais supridas por gases combustíveis no estado do Rio de Janeiro.
A cartilha esclarece as dúvidas mais frequentes sobre o assunto e alerta para a importância da prevenção. Ela foi criada para dar orientações à população, ao profissional que faz a instalação, a manutenção e também para quem vende aquecedores de gás. Como uma das missões do Conselho é defender a sociedade, é preciso alertar para os riscos envolvendo o uso de gás e as formas de prevenção de acidentes para que mortes devido a vazamentos de gás sejam evitadas.
Todo usuário de gás deve realizar em sua residência ou comércio, a cada cinco anos, uma inspeção para verificar se as instalações e aparelhos a gás estão em conformidade com as normas de segurança vigentes.
Vale ressaltar que tanto as empresas de inspeção quanto as de reparos devem estar legalizadas junto ao Crea-RJ. Além disso, devem manter um responsável técnico, que registrará a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) – certificado legal de qualificação técnica para os serviços contratados.
Com uma linguagem clara e didática, a publicação aborda a necessidade de manutenção preventiva e inspeções periódicas por parte dos consumidores. Em 25 páginas são apresentados 16 ítens, tais como: o que fazer ao sentir cheiro de gás; inspeção e manutenção de rotina; conservação dos aparelhos; recomendações para fogões, fornos e aquecedores; ventilação ambiente; providências no caso de intoxicação por monóxido de carbono; recomendações sobre o uso de GLP; entre outros.
O foco é a prevenção. Porque uma vida não tem preço!
A “Cartilha Instalações e Utilização de Aparelhos de Gás” estará disponível a todos os interessados no site do Crea-RJ no link www.crea-rj.org.br/cartilhagas
Este conteúdo foi útil para você?