A construção do Porto de Jaconé em Maricá, um debate necessário na Engenharia
A Comissão de Meio Ambiente do Crea-RJ promove essa reflexão, para que a geração futura tenha uma visão do que ...
O meio ambiente é fonte de serviços ecossistêmicos que agregam benefícios ao bem-estar e à qualidade de vida das populações. Dentre a gama de serviços ofertados pela natureza, é possível citar a regulação do clima, a proteção do solo contra processos erosivos, a produção de água e de fármacos, além da manutenção de processos ecológicos necessários como suporte à vida de determinado ecossistema.
Há que se considerar os impactos das populações humanas sobre os territórios, que também podem ser positivos quando da prática de atitudes sustentáveis. A percepção dos povos sobre o meio ambiente que os cerca possui elevada relevância na proteção ambiental, pois é a partir da sensação de pertencimento que se conectam de forma mais harmônica com a natureza.
Conscientizar-se sobre as funções das florestas, desde a contemplação da beleza cênica em Unidades de Conservação da Natureza à obtenção racional e sustentável de matéria-prima para diversas finalidades, quais sejam fibras e madeira, e que os recursos naturais necessitam da garantia de oferta para as presentes e futuras gerações, é a chave para a mudança de paradigma com vistas ao Desenvolvimento Sustentável.
Trinta anos após a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, integram-se à pauta das instituições governamentais a ratificação dos compromissos referentes às questões ambientais e a nossa capacidade de adaptação às mudanças climáticas.
O contexto social insere-se enquanto proteção da vida da espécie humana, cujas necessidades abrangem saúde e bem-estar, igualdade e cooperação, com objetivos de alcançar metas em prol da sustentabilidade. Os processos, ações, atitudes que buscam mudanças favoráveis do modo de vida das populações, com base nos princípios da sustentabilidade, constituem-se como aspectos estratégicos para o alcance do Desenvolvimento Sustentável. Monitorar o resultado das políticas públicas e das ações institucionais que trabalham por cidades sustentáveis, incluindo transparência e controle social, tende a avaliar o cenário das mudanças, sempre buscando o aperfeiçoamento para atingir a eficácia esperada.
Um aspecto imprescindível para alcançar os resultados esperados é a participação social nas fases de elaboração e implementação das políticas públicas. As demandas socioambientais são especialmente conhecidas pela população local e transformam-se em motivação aos órgãos públicos na priorização de planos, programas e projetos.
Sejamos resilientes. A oportunidade está também nas situações adversas. O momento atual exige responsabilidade no cumprimento das metas traçadas de modo que nos tornemos aptos ao desenvolvimento, cujas características contam com o apoio da sociedade civil e instituições fortalecidas.
A Comissão de Meio Ambiente do Crea-RJ promove essa reflexão, para que a geração futura tenha uma visão do que ...
Uma das características da sociedade humana é o alto grau de interferência que causa sobre o ambiente visando a adaptá-lo ...
O descarte inadequado da vinhaça, que é o resíduo gerado pela destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar fermentado para a ...
Em recente evento ocorrido no auditório do Crea-RJ, foi criado o “Prêmio José Chacon de Assis de Engenharia Elétrica”. Fiquei ...