Assistência técnica para habitação de interesse popular na Ocupação Carlos Marighella
Ações empreendidas para atenuar e mitigar as consequências da precariedade da moradia em uma determinada comunidade, que consideram uma abordagem ...
O Novembro Azul é um movimento internacional que teve a sua origem na Austrália, em 2003, e que visa a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata, uma das maiores causas de morte entre homens.
O objetivo do Novembro Azul é alertar sobre a importância de conhecer a doença e da realização de um diagnóstico precoce.
A campanha também visa quebrar tabus, já que muitos homens tratam o câncer de próstata com muito preconceito, principalmente por conta do exame clínico de toque retal. Com isso, muitos evitam procurar o urologista, o que causa um diagnóstico tardio.
Por que o mês de novembro foi escolhido?
O motivo pelo qual o mês de novembro foi escolhido é a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17 de novembro.
Pode demorar anos para que os primeiros sintomas do câncer de próstata surjam e esse é um dos maiores fatores que dificultam o seu tratamento.
Qual é a função da próstata?
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor do homem e fica localizada abaixo da bexiga, circundando a primeira porção da uretra. Com o tamanho de uma castanha, essa glândula exerce uma função muito importante na reprodução, já que a mesma libera uma secreção que é eliminada no momento da ejaculação e serve de auxílio para a viabilidade dos espermatozóides.
À medida que o homem envelhece, no entanto, a próstata pode sofrer um aumento benigno. Em geral, esse aumento é observado em quase todo homem com idade acima de 70 anos e pode causar a obstrução da uretra, impedindo a passagem da urina.
O câncer de próstata
Segundo pesquisas, em geral, os sintomas costumam aparecer quando 95% dos casos já estão em fase adiantada. Mas, quando diagnosticado de maneira precoce e ainda restrito à próstata, existe 90% de chances de cura. Por isso, é de suma importância que sejam realizados procedimentos para diagnosticar o tumor logo no início.
Como é possível fazer o diagnóstico?
O INCA (Instituto Nacional do Câncer), nos diz que há dois exames cruciais para a detecção precoce do câncer de próstata. São eles:
Exame de toque retal
Em geral, esse é o exame que a maioria dos homens têm receio de realizar. Nele, o médico avalia, por meio do toque retal, a forma e a textura da próstata. Isso é feito por meio da introdução do dedo protegido por uma luva lubrificada no reto.
Esse procedimento visa permitir que o profissional apalpe as partes posterior e lateral da próstata, podendo assim, identificar qualquer possível alteração.
Dosagem de PSA
Nesse método, é realizado um exame de sangue para medir a quantidade da proteína Antígeno Prostático Específico (PSA), produzida pela próstata.
Através desse exame, é possível observar os níveis da proteína no sangue e, quando alto, podem identificar câncer e também doenças benignas da próstata. No entanto, somente um médico consegue identificar se a alteração está na taxa aceitável ou não.
Apesar de haver esses dois exames para detectar a existência do câncer de próstata, somente uma biópsia da glândula é capaz de confirmar a existência de um tumor (maligno ou benigno). Porém, a biópsia só é recomendada em situações onde o PSA ou o exame de toque retal indicam algum tipo de alteração.
Ações empreendidas para atenuar e mitigar as consequências da precariedade da moradia em uma determinada comunidade, que consideram uma abordagem ...
Há alguns anos a ABNT tem adotado a política de emissão de norma brasileira a partir de tradução integral do ...
A adoção do trabalho híbrido por parte das empresas brasileiras vem ganhando força e, tudo indica, continuará a crescer em ...
Neste 20 de novembro é importante fazer uma reflexão sobre o processo de extinção da escravidão negra no Brasil. A ...