
Assistência técnica para habitação de interesse popular na Ocupação Carlos Marighella
Ações empreendidas para atenuar e mitigar as consequências da precariedade da moradia em uma determinada comunidade, que consideram uma abordagem ...
Manter um time motivado e engajado é fundamental para o desempenho de qualquer negócio. Afinal, equipe feliz produz mais e isso vai impactar de forma direta nos resultados da empresa. A estabilidade emocional coletiva será a maior aliada de gestores e colaboradores nesse sentido.
Abordar questões sobre saúde mental quando lidamos com pessoas, é de muita importância, já que é comum vivenciar situações de estresse no ambiente de trabalho e, deixar que isso afete o emocional, além de prejudicar nossa rotina, também é extremamente perigoso.
É de grande importância que as empresas estejam engajadas e alinhadas no desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, estando preocupados com a saúde física e mental destes.
Programas de incentivo para que os colaboradores cuidem mais da sua saúde fazem muita diferença. Como sugestão, as empresas podem:
– Criar programas de controle da saúde dos funcionários
– Identificar patologias crônicas
– Elaborar materiais informativos
– Dar dicas de alimentação saudável e prevenção às doenças
Esses programas de incentivo ao cuidado da saúde acabam por despertar nos colaboradores o desejo de melhorar cada vez mais e, também, identificar se há a necessidade de buscar um acompanhamento médico especializado.
A Síndrome de Burnout é também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Esse distúrbio emocional está diretamente ligado a sintomas de exaustão, esgotamento extremo e estresse advindos de responsabilidades laborais.
As altas demandas e situações competitivas vividas no meio corporativo, podem se manifestar em profissionais que trabalham no dia a dia sob pressão, o que ficou mais conhecido recentemente como Síndrome de Burnout e, em casos mais extremos, até mesmo depressão.
Historicamente, a Síndrome de Burnout foi catalogada como um distúrbio psíquico em 1974 pelo médico americano Freudnberger. E esse transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Como identificar os gatilhos? Em geral, pessoas que estão passando por algum processo de estresse alto, que pode ser considerado como Síndrome de Burnout, apresentam alguns sintomas, como:
– Cansaço físico e mental
– Insônia
– Desânimo e apatia
– Irritabilidade e agressividade
– Baixa autoestima
– Dores de cabeça e no corpo
– Negatividade constante
– Dificuldade de concentração e lapsos de memória
– Sentimentos de derrota, de fracasso e de insegurança
– Isolamento social
Segundo especialistas, há diversos sintomas físicos que também podem estar associados à síndrome. São estes:
– Dores de cabeça
– Enxaqueca
– Cansaço
– Sudorese
– Palpitação
– Dores musculares
– Pressão alta
– Insônia
– Crises de asma
– Distúrbios gastrintestinais
Muitas das vezes esses sintomas surgem de maneira branda, mas eles tendem a piorar conforme o quadro de estresse da pessoa vai aumentando.
Para se obter um diagnóstico preciso, este precisa ser realizado por um médico clínico geral, um psicólogo ou psiquiatra, mas é comum que o próprio paciente consiga notar o início das manifestações sintomáticas.
Saber identificar os gatilhos mencionados acima e tomar alguma atitude para solucioná-lo em tempo hábil, previne a piora gradual do quadro depressivo, além de ajudar o paciente no equilíbrio da saúde mental.
Ações empreendidas para atenuar e mitigar as consequências da precariedade da moradia em uma determinada comunidade, que consideram uma abordagem ...
Há alguns anos a ABNT tem adotado a política de emissão de norma brasileira a partir de tradução integral do ...
A adoção do trabalho híbrido por parte das empresas brasileiras vem ganhando força e, tudo indica, continuará a crescer em ...
O Novembro Azul é um movimento internacional que teve a sua origem na Austrália, em 2003, e que visa a ...